Novo estudo revela a combinação ideal de exercícios para a redução drástica do risco de mortalidade
As diretrizes de atividade física (AF) para a saúde têm tradicionalmente recomendado atividades aeróbicas moderadas a vigorosas (por exemplo, caminhada, corrida, natação...). Devido às crescentes evidências dos seus benefícios para a saúde, instituições como a Organização Mundial da Saúde incluíram exercícios de fortalecimento muscular pelo menos dois dias por semana entre as suas recomendações. Fazer apenas exercícios aeróbicos não é adequado. Contudo, a combinação ideal destas atividades, necessária para reduzir o risco de mortalidade, continua por esclarecer.
Este conceito alterou-se depois de um estudo recentemente, publicado no JAMA Internal Medicine, ter demonstrado que a combinação ideal para reduzir o risco geral de mortalidade era mais de 0 a 75 minutos de AF moderada, mais de 150 minutos de AF vigorosa e pelo menos 2 sessões de fortalecimento muscular por semana [1]. Para reduzir o risco de mortalidade cardiovascular, a combinação ideal incluiu mais de 150 a 225 minutos de AF moderada, mais de 0 a 75 minutos de AF vigorosa e 2 ou mais sessões de fortalecimento muscular por semana. Além disso, para o risco de mortalidade por cancro, destacou-se a importância de mais de 300 minutos de AF moderada, mais de 0 a 75 minutos de AF vigorosa e 2 ou mais sessões de exercícios de fortalecimento muscular por semana. Em conclusão, níveis equilibrados de AF aeróbica moderada e vigorosa e AF de fortalecimento muscular combinados podem estar associados a uma taxa 50% menor de mortalidade geral e por cancro e a uma taxa três vezes menor de mortalidade por doenças cardiovasculares. Essas descobertas podem ser usadas para ajustar as atuais diretrizes de AF para promover a saúde.
Author: Javier S. Morales; University of Cadiz.
Fonte:
1. López-Bueno, R.; Ahmadi, M.; Stamatakis, E.; Yang, L.; del Pozo Cruz, B. Prospective Associations of Different Combinations of Aerobic and Muscle-Strengthening Activity With All-Cause, Cardiovascular, and Cancer Mortality. JAMA Intern. Med. 2023, doi:10.1001/JAMAINTERNMED.2023.3093.