Uma relação Saudável com o Sol
O sol é a fonte da vida, mas pode ser o pior inimigo da sua pele.
Pele e Exposição Solar
A pele é o maior e o mais pesado órgão do corpo humano. Ela protege o corpo contra as infeções e as lesões e ajuda a regular a temperatura corporal. A pele também armazena água e gordura e produz vitamina D. Apesar da sua importância, nem sempre lhe damos a devida atenção.
Na pele nua, um dos aspetos que devemos ter em conta é a exposição solar excessiva. Embora o sol seja fundamental para a vida, quando em excesso e sem os devidos cuidados, a exposição solar é um dos principais fatores de risco para o cancro da pele [1-3].
Fatores de Risco para o Cancro da Pele
Para além de outros fatores de risco, incluindo antecedentes familiares, estilo de vida (como passar muito tempo ao ar livre), antecedentes pessoais de cancro da pele e tipo de pele, a radiação ultravioleta é considerada o fator de risco mais importante tanto para o melanoma como para o cancro da pele não melanoma.
Sendo o maior e mais visível órgão do corpo humano, a pele acumula danos gerados pela exposição à radiação ultravioleta aos longo dos anos. E, esses danos são cumulativos. É, nesse sentido, que se diz que a “pele tem memória”. Mesmo, as longas exposições ao sol durante a infância podem ter consequências na idade adulta4.
Desfrute da natureza em segurança: proteja a sua pele
As pessoas que praticam atividade física e desportos ao ar livre têm um risco acrescido de cancro da pele, uma vez que estão expostas a doses elevadas de radiação ultravioleta [1,2]. Por esse motivo, é importante proteger a pele durante todas as atividades ao ar livre (exercício, ciclismo, caminhada, jardinagem, natação ou outras).
Apesar de muitas pessoas - incluindo aquelas que praticam atividade física ao ar livre - estarem cientes dos riscos da exposição solar ao ar livre, estas apresentam, muitas vezes, hábitos de exposição solar pouco adequados, arriscando queimaduras solares e aumentando o risco de cancro de pele [1,2]. Usufruir da natureza é muito importante para a saúde, mas os cuidados com a proteção solar são essenciais.
Recomendações para a proteção da pele durante as atividades ao ar livre
- Em primeiro lugar, a exposição solar segura é importante durante todo o ano, mas, especialmente, durante o verão é importante evitar a exposição solar forte e direta. Se a sombra que o nosso corpo projeta é menor que nós próprios, então sabemos que a exposição ao sol não é segura [3,4].
- Procure a sombra sempre que possível [3,4]. Refugiar-se em zonas com sombra pode reduzir significativamente a exposição solar e minimizar os riscos para a sua pele.
- Usar vestuário de proteção concebido para proteger do sol, incluindo um chapéu de abas largas, que proteja o rosto, o pescoço e as orelhas [3,4]. O vestuário de cor mais escura tende a oferecer melhor proteção do que o de cor mais clara.
- Não se esqueça de usar óculos de sol com proteção ultravioleta (UV). Os seus olhos também precisam de ser protegidos dos efeitos nocivos da radiação UV.
- De aplicar um protetor solar de largo espetro com um fator de proteção solar (SPF) de pelo menos 30 [3,4]. Certifique-se de que o protetor solar protege contra os raios UVA e UVB e lembre-se de o reaplicar regularmente, especialmente depois de nadar ou de transpirar excessivamente.
Este artigo também pode ser interessante para si: Como lidar com ondas de calor.
Autores:
Cidália Gonçalves, Sónia Silva, Nádia Moura (Liga Portuguesa Contra o Cancro)
Peter Hägglöf (Region Västerbotten)
Fontes:
[1] Fernandez-Ruiz, J.; Montero-Vilchez, T.; Buendia-Eisman, A.; Arias-Santiago, S. Knowledge, Behaviour and Attitudes Related to Sun Exposure in Sportspeople: A Systematic Review. Int. J. Environ. Res. Public Health 2022, 19, 10175. https://doi.org/10.3390/ijerph191610175
[2] Duarte AF, Nagore E, Silva JNM, Picoto A, Pereira AC, Correia OJC. Sun protection behaviour and skin cancer literacy among outdoor runners. Eur J Dermatol. 2018 Dec 1;28(6):803-808. doi: 10.1684/ejd.2018.3450. PMID: 30698149.
[3] Rüdiger Greinert, Esther de Vries, Friederike Erdmann, Carolina Espina, Anssi Auvinen, Ausrele Kesminiene, Joachim Schüz, European Code against Cancer 4th Edition: Ultraviolet radiation and cancer, Cancer Epidemiology, Volume 39, Supplement 1, 2015, Pages S75-S83. https://doi.org/10.1016/j.canep.2014.12.014.
[4] International Agency for Research on Cancer, European Code Against Cancer. https://cancer-code-europe.iarc.fr/index.php/en/ecac-12-ways/sun-uv-exposure-recommendation