Uma relação Saudável com o Sol

Uma relação Saudável com o Sol
O sol é a fonte da vida, mas pode ser o pior inimigo da sua pele. 

Pele e Exposição Solar 
A pele é o maior e o mais pesado órgão do corpo humano. Ela protege o corpo contra as infeções e as lesões e ajuda a regular a temperatura corporal. A pele também armazena água e gordura e produz vitamina D. Apesar da sua importância, nem sempre lhe damos a devida atenção.  
Na pele nua, um dos aspetos que devemos ter em conta é a exposição solar excessiva. Embora o sol seja fundamental para a vida, quando em excesso e sem os devidos cuidados, a exposição solar é um dos principais fatores de risco para o cancro da pele [1-3]. 
 
Fatores de Risco para o Cancro da Pele 
Para além de outros fatores de risco, incluindo antecedentes familiares, estilo de vida (como passar muito tempo ao ar livre), antecedentes pessoais de cancro da pele e tipo de pele, a radiação ultravioleta é considerada o fator de risco mais importante tanto para o melanoma como para o cancro da pele não melanoma. 
Sendo o maior e mais visível órgão do corpo humano, a pele acumula danos gerados pela exposição à radiação ultravioleta aos longo dos anos. E, esses danos são cumulativos. É, nesse sentido, que se diz que a “pele tem memória”.  Mesmo, as longas exposições ao sol durante a infância podem ter consequências na idade adulta4.  
 
Desfrute da natureza em segurança: proteja a sua pele 
As pessoas que praticam atividade física e desportos ao ar livre têm um risco acrescido de cancro da pele, uma vez que estão expostas a doses elevadas de radiação ultravioleta [1,2].   Por esse motivo, é importante proteger a pele durante todas as atividades ao ar livre (exercício, ciclismo, caminhada, jardinagem, natação ou outras).  
Apesar de muitas pessoas - incluindo aquelas que praticam atividade física ao ar livre - estarem cientes dos riscos da exposição solar ao ar livre, estas apresentam, muitas vezes, hábitos de exposição solar pouco adequados, arriscando queimaduras solares e aumentando o risco de cancro de pele [1,2]. Usufruir da natureza é muito importante para a saúde, mas os cuidados com a proteção solar são essenciais. 
 
Recomendações para a proteção da pele durante as atividades ao ar livre 
  • Em primeiro lugar, a exposição solar segura é importante durante todo o ano, mas, especialmente, durante o verão é importante evitar a exposição solar forte e direta. Se a sombra que o nosso corpo projeta é menor que nós próprios, então sabemos que a exposição ao sol não é segura [3,4]. 
  • Procure a sombra sempre que possível [3,4]. Refugiar-se em zonas com sombra pode reduzir significativamente a exposição solar e minimizar os riscos para a sua pele. 
  • Usar vestuário de proteção concebido para proteger do sol, incluindo um chapéu de abas largas, que proteja o rosto, o pescoço e as orelhas [3,4]. O vestuário de cor mais escura tende a oferecer melhor proteção do que o de cor mais clara. 
  • Não se esqueça de usar óculos de sol com proteção ultravioleta (UV). Os seus olhos também precisam de ser protegidos dos efeitos nocivos da radiação UV. 
  • De aplicar um protetor solar de largo espetro com um fator de proteção solar (SPF) de pelo menos 30 [3,4]. Certifique-se de que o protetor solar protege contra os raios UVA e UVB e lembre-se de o reaplicar regularmente, especialmente depois de nadar ou de transpirar excessivamente. 
 
Este artigo também pode ser interessante para si: Como lidar com ondas de calor
 

Autores:
Cidália Gonçalves, Sónia Silva, Nádia Moura (Liga Portuguesa Contra o Cancro)
Peter Hägglöf (Region Västerbotten)

Fontes:
[1] Fernandez-Ruiz, J.; Montero-Vilchez, T.; Buendia-Eisman, A.; Arias-Santiago, S. Knowledge, Behaviour and Attitudes Related to Sun Exposure in Sportspeople: A Systematic Review. Int. J. Environ. Res. Public Health 2022, 19, 10175. https://doi.org/10.3390/ijerph191610175 
[2] Duarte AF, Nagore E, Silva JNM, Picoto A, Pereira AC, Correia OJC. Sun protection behaviour and skin cancer literacy among outdoor runners. Eur J Dermatol. 2018 Dec 1;28(6):803-808. doi: 10.1684/ejd.2018.3450. PMID: 30698149. 
[3] Rüdiger Greinert, Esther de Vries, Friederike Erdmann, Carolina Espina, Anssi Auvinen, Ausrele Kesminiene, Joachim Schüz, European Code against Cancer 4th Edition: Ultraviolet radiation and cancer, Cancer Epidemiology, Volume 39, Supplement 1, 2015, Pages S75-S83. https://doi.org/10.1016/j.canep.2014.12.014
[4] International Agency for Research on Cancer, European Code Against Cancer. https://cancer-code-europe.iarc.fr/index.php/en/ecac-12-ways/sun-uv-exposure-recommendation 

Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or European Health and Digital Executive Agency (HADEA). Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.